+ Direito da Informática

Blogue complementar ao Direito na Sociedade da Informação LEFIS

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

 

"Via Verde vai ajudar a gerir centro histórico de Gaia"

"O trânsito automóvel no centro histórico de Gaia vai passar a ser gerido pela Via Verde. A novidade foi ontem anunciada pelo presidente da autarquia, Luís Filipe Menezes, segundo o qual a medida, que funcionará em moldes semelhantes aos que vigoram já nalguns bairros históricos de Lisboa, tem vindo a ser negociada entre a autarquia e a Brisa, esperando-se que possa entrar em vigor ainda durante o próximo Verão.
Em termos práticos, a aplicação da Via Verde na gestão do centro histórico implica a distribuição pelos moradores e comerciantes daquela área de identificadores, os quais accionarão um conjunto de pinos retrácteis e permitirão a entrada dos veículos autorizados numa área de circulação restrita a estabelecer pela autarquia.
'Temos a ideia de que o centro histórico deve ser tendencialmente pedonalizado, com acesso limitado aos moradores e comerciantes', disse Luís Filipe Menezes ao PÚBLICO.
O sistema de controlo incluirá a instalação de câmaras e equipamentos de leitura, podendo ser accionado igualmente de modo discricionário sempre que alguma situação de emergência o justifique.
Segundo Menezes, é provável que a fase de contratualização do projecto esteja concluída 'até ao final da Primavera', de modo a que, durante o próximo Verão, se proceda à instalação do equipamento e à sua activação.
O autarca adiantou ainda que vai ser fixada, na zona histórica, uma zona periférica de circulação geral, que permitirá, por exemplo, o acesso a parques de estacionamento, e uma zona restrita, de acesso exclusivo a moradores e comerciantes. Trata-se ainda, de acordo com Luís Filipe Menezes, de uma iniciativa que envolve 'custos relativamente suportáveis' e que transferirá para a Brisa a gestão global do sistema, 24 horas por dia.
As virtualidades da plataforma tecnológica desenvolvida pela Brisa para a gestão da Via Verde das auto-estradas começam, deste modo, a estender-se a outros domínios. Já vai sendo comum a sua utilização no acesso e pagamento de parques de estacionamento em algumas das principais cidades do país e a autarquia gaiense pretende também dar esse passo, alargando a colaboração com a Brisa à gestão dos parques municipais.
Luís Filipe Menezes adianta, de resto, que a ideia é ir um pouco mais longe, permitindo, por exemplo, o pagamento através da Via Verde, com débito em conta, das taxas de cargas e descargas e do estacionamento de superfície, substituindo os actuais parquímetros.
Numa fase mais adiantada do processo, quando a utilização da Via Verde estiver suficientemente generalizada, a Câmara de Gaia pondera mesmo, segundo Luís Filipe Menezes, assentar a gestão de todo o tráfego automóvel na cidade naquela plataforma, cuja tecnologia permitiria saber, a cada momento, quantos automóveis circulam no concelho, em que zonas e em que direcção - permitindo optimizar, por exemplo, a gestão dos semáforos nas ruas da cidade." (Jorge Marmelo - Público, 08/02/2006)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

Archives

abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   agosto 2006   outubro 2006   novembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?